sexta-feira, 1 de maio de 2009

Volkswagen Tiguan


Em 2002, a Volkswagen ingressou no mundo dos utilitários esportivos com o Touareg. Cinco anos depois, a marca desceu um degrau e lançou o Tiguan, primeiro representante dos alemães entre os SUVs compactos e que acaba de chegar ao Brasil. Lançado em 2007, o modelo é um dos maiores sucessos de venda da VW no mercado europeu. O Tiguan é construído sob a plataforma da quinta geração do Golf e exibe alguns componentes em comum com o hatchback. Por fora, o visual é moderno. A dianteira exibe faróis afilados – e que serviram como fonte de inspiração para o Novo Gol – e vincos marcantes no para-choque, elementos presentes também em outros modelos da marca. A lateral possui um desenho limpo, bem ao estilo alemão de design. Já a traseira conta com lanternas parecidas com as da perua Passat Variant (e que, por sua vez, motivaram o desenho da SpaceFox), que invadem a tampa do porta-malas. Os elementos circulares ainda são atuais, embora já tenham sido abandonados nos lançamentos mais recentes da VW, como o Scirocco e o novo Polo. Internamente, o painel é o mesmo do Golf Plus, espécie de monovolume baseado no Golf vendido apenas no Velho Continente. Os instrumentos são parecidos com os do Jetta, assim como o volante de três raios. Outras peças também são provenientes do Golf europeu, como o controle do ar-condicionado digital e o sistema de som com reprodução de arquivos em MP3. O Tiguan (cujo nome foi escolhido por leitores de uma revista alemã) vem bem equipado de fábrica. Airbag duplo frontal, airbags laterais e do tipo cortina trabalham em conjunto com o sistema de freios anti-travamento (ABS) e o controle de estabilidade (ESP) para garantir a segurança dos ocupantes. Ar-condicionado com duas zonas de regulagem, sensores de estacionamento, rodas de liga leve de 17 polegadas, monitoramento da pressão dos pneus e o engenhoso sistema Auto Hold (que impede que o veículo recue em aclives até que o motorista acelere) compõem a lista de itens de série. Teto solar panorâmico, faróis de xenon direcionais e rodas de 18 polegadas são oferecidos como opcionais. No Brasil, o Tiguan será vendido em uma única versão, equipada com o motor 2.0 TSI, equipado com injeção direta e capaz de gerar 200 cv. Segundo dados da montadora, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e chega a 207 km/h. Entre seus concorrentes, o Tiguan deve encarar os SUVs asiáticos, como Hyundai Tucson, Honda CR-V e Toyota RAV-4.

Um comentário:

TsT Informa: Não serão aceitos cometários ofensivos ou de divulgação. Caso ocorra os mesmos será excluído.