Por serem os pontos de contato entre o carro e o piso, os pneus sempre tiveram sobre os ombros boa dose de responsabilidade na hora de acelerar, frear e contornar curvas. No futuro, eles vão ganhar inteligência. A Pirelli desenvolveu um tipo de pneu que vai mandar informação aos sistemas eletrônicos feitos para evitar acidentes, como os freios ABS, o controle de tração ASR e o programa de estabilidade ESP.
O Cyber Tyre, como foi batizado, possui sensores que são capazes de medir desde a temperatura e a pressão do pneu até o coeficiente de atrito da pista e enviar essas informações para a central eletrônica do veículo. Esses sensores ficam instalados em um chip flexível colocado entre a carcaça e a banda de rodagem. Assim como alguns dos atuais sensores de pressão, fixados nas válvulas, o chip conversa com uma central eletrônica, instalada no carro, por meio de ondas de rádio. Informações como pressão e temperatura são transmitidas para o computador de bordo para que sejam vistas pelo motorista, enquanto os dados sobre condições de rodagem são endereçados para a ECU do motor, que também controla sistemas de controle do carro.
A grande inovação do Cyber Tyre está nessa comunicação. Ela permite que os sistemas de controle sejam acionados de forma mais precisa e antecipada. Hoje, o ABS, o ASR e o ESP entram em ação quando o motorista já está perdendo o controle do carro. Com o Cyber Tyre, eles poderão agir tão logo o sensor dos pneus identifique condições de rodagem que justifiquem a intervenção.
A maior precisão na leitura das condições de uso é conseguida pelo pneu graças a um acelerômetro triaxial que mede as forças que atuam no pneu nos três sentidos, longitudinal, lateral e vertical. O chip do Cyber Tyre é auto-suficiente em sua alimentação, utilizando um princípio semelhante ao dos relógios automáticos, ao aproveitar a energia produzida pelo movimento do pneu.
Segundo a Pirelli, uma versão mais simples do chip, que informa apenas a temperatura, a pressão e características construtivas dos pneus, estará à disposição do mercado já a partir de 2010.
Cyber Wheel
A Pirelli desenvolveu também a Cyber Roda. Trata-se de uma roda dotada de um sensor que mede as dimensões físicas do aro, durante o movimento, e informa à central do motor, em tempo real. Segundo a fábrica, esses dados são úteis para a ECU (para avaliar as forças do eixo da roda) e para os sistemas eletrônicos de controle de chassi, como ABS, ASR e ESP, que monitoram as forças de interação entre o automóvel e a estrada.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
TsT Informa: Não serão aceitos cometários ofensivos ou de divulgação. Caso ocorra os mesmos será excluído.