terça-feira, 5 de maio de 2009

Fiat pode assumir operações da GM na América Latina




Após fechar a aliança com a Chrysler e o interesse em assumir as operações da GM Europa, a Fiat também pode expandir seus domínios em outros mercados.
Segundo informações da agência de notícias AFP, a montadora estaria em negociações para adquirir as atividades da General Motors na América Latina. De acordo com uma fonte ligada ao assunto, a montadora norte-americana poderia aceitar a proposta como parte de seu plano de reestruturação mundial.
No início da semana, a Fiat revelou que deseja adquirir a subsidiária européia da GM. A intenção dos italianos é unir as forças de Chrysler, Opel e Vauxhall para a criação de um novo grupo, que contaria ainda com as marcas Lancia e Alfa Romeo, ambas pertencentes à Fiat. Estima-se que o novo grupo teria um volume de negócios estimado em 80 bilhões de euros e uma produção de seis a sete milhões de unidades por ano.
Já pelos lados da General Motors, o acordo poderia ser fechado por conta da pressão do governo dos Estados Unidos. A GM precisa apresentar um novo plano de viabilidade até o final de maio e, até o momento, a empresa já anunciou cortes na produção de veículos, fechamento de fábricas e o fim da marca Pontiac.
Vale lembrar que, em 2000, a General Motors adquiriu 20% das ações da Fiat. Na ocasião, as duas empresas unificaram suas operações de powertrain (motor e câmbio) em joint-ventures firmadas na Europa e na América Latina.
O acordo terminou em 2005, quando a GM alegou não ter condições financeiras de assumir as operações da Fiat e foi obrigada a pagar uma multa contratual de 2 bilhões de dólares para os italianos. Os motores, no entanto, continuam sendo utilizados pelas duas marcas em alguns mercados, incluindo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TsT Informa: Não serão aceitos cometários ofensivos ou de divulgação. Caso ocorra os mesmos será excluído.