sexta-feira, 8 de maio de 2009

Toyota prevê prejuízo de US$ 8,6 bilhões



Vendas nos EUA e Japão prejudicaram a empresa

A Toyota anunciou nesta sexta-feira, 8 de maio, que deve contabilizar um prejuízo de 8,6 bilhões de dólares nos resultados do ano fiscal. A montadora ainda revelou que os cortes de custos e a queda nas vendas em alguns mercados pode fazer com que a empresa venda 1 milhão de veículos a menos do que o estimado.
Segundo informações da agência de notícias Automotive News, a crise global que prejudicou a indústria automotiva também afetou a Toyota, que freou seus planos de crescimento de forma abrupta e paralisou várias fábricas.
Com a queda na demanda por veículos, os japoneses viram suas vendas despencarem em mercados estratégicos, como os Estados Unidos e o Japão. Além disso, os resultados na Europa e até na China também contribuíram para os baixos índices.
O presidente da Toyota, Katsuaki Watanabe, não se mostrou otimista e preferiu não fazer um prognóstico sobre quando a empresa pode superar a crise e voltar a lucrar.
“É claro que as condições externas não ajudaram, mas nós falhamos na tentativa de lidar com vários problemas. Lamento muito por isso”, afirmou.
Quanto às vendas globais do grupo Toyota, a expectativa é de uma queda de 14% entre 2009 e 2010. Em reação à estimativa, Watanabe declarou que pretende promover um corte de 800 bilhões de ienes.
Para os próximos meses, a Toyota deve depositar suas esperanças nas vendas do novo Prius, que teve seu preço reduzido para enfrentar a concorrência do Honda Insight em alguns mercados. A marca também deve promover incentivos para a rede de concessionários no Japão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TsT Informa: Não serão aceitos cometários ofensivos ou de divulgação. Caso ocorra os mesmos será excluído.