terça-feira, 14 de abril de 2009

Instituto testa segurança de compactos nos EUA

Fit, Yaris e smart foram reprovados em colisões contra sedãs

O instituto responsável pela segurança ns estradas norte-americanas (IIHS) divulgou os resultados de um crash-test realizado com alguns veículos compactos vendidos nos Estados Unidos.
O órgão submeteu os modelos Toyota Yaris, Honda Fit e smart fortwo a dois tipos de testes de impacto: o primeiro deles contra uma barreira sólida e o segundo contra um sedã de porte médio, ambos a uma velocidade de 64 km/h.
No primeiro teste, os compactos tiveram um resultado satisfatório, mas na colisão contra os veículos maiores a história foi bem diferente. Os três carros ofereceram pouca resistência ao impacto, oferecendo riscos de ferimentos na cabeça e pernas dos ocupantes, mesmo com a proteção dos airbags.
De acordo com o IIHS, o resultado do teste “reflete as leis da física, especialmente aquelas ligadas à força e deslocamento”. Ainda segundo o instituto, o peso é um fator determinante para “apontar quanta velocidade o carro perderá no ato do impacto”, enquanto que o tamanho influencia na “distância da parte dianteira em relação ao habitáculo”, o que pode minimizar a transferência do impacto aos ocupantes.

Clique aqui e veja o video com os crash-testes realizados pelo IIHS e o veredicto do instituto.

Honda Fit X Honda Accord
“No geral, a estrutura do Accord absorveu bem o impacto no Fit, que apresentou boas notas em praticamente todos os quesitos. Em compensação, os ferimentos encontrados nos dummies (bonecos de testes) do Fit ficaram abaixo da média. Os impactos na parte esquerda inferior e na parte direita superior das pernas foram classificadas como ‘ruins’, enquanto que os ferimentos na tibia direita foram apontados como ‘péssimos’. Isto indica grandes riscos de ferimentos nas pernas em uma situação real.”

Mercedes-Benz Classe C X smart fortwo
“Após colidir com o Classe C, o smart foi jogado para trás e fez uma curva de 450 graus no ar. O movimento contribuiu para um movimento excessivo do corpo dos dummies, um indicativo do mau desempenho do carro no teste. O painel de instrumentos se deslocou em direção aos ocupantes e o volante também saiu do lugar. As probabilidades de ferimentos, incluindo aqueles na cabeça e nas pernas, foram grandes”

Toyota Yaris X Toyota Camry
“As diferenças entre Yaris e Camry foram grandes em termos de resistência à impactos. As portas do Yaris se retorceram, enquanto que os bancos se movimentaram para a frente em ambos os veículos, embora apenas o Yaris tenha apresentado um deslocamento excessivo da caixa de direção. A força aplicada no pescoço e na perna direita do dummy no Yaris foi excessivo. Assim como smart e Fit, o Yaris obteve a classificação ‘ruim’. O Camry foi apontado como ‘aceitável’ no teste.”

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