segunda-feira, 6 de abril de 2009

Button vence prova interrompida pela chuva na Malásia

O inglês Jenson Button venceu a segunda corrida na temporada 2009 da Fórmula 1, a terceira de sua carreira, e ampliou sua liderança na tabela de classificação do campeonato. No entanto, quem roubou a cena em Sepang não foi ele, nem outro piloto. Mas foi a chuva.
A corrida acabou sendo interrompida com pouco menos de uma hora devido às péssimas condições da pista – vários carros acquaplanaram andando atrás do safety-car. A direção de prova aguardou por quase uma hora e acabou sendo obrigada a dar a prova por encerrada, uma vez que não havia mais luz natural – a prova deste ano teve sua largada agendada para as 17 horas locais, para atender aos interesses da trsnsmissão na Europa.
O tempo em que os carros estiveram acelerando na pista foram bastante movimentados. Na largada, o carro de Robert Kubica, da BMW, ficou parado no grid e abandonou a prova. Os dois pilotos da primeira fila, Jenson Button e Jarno Trulli, largaram mal e quem se aproveitou foi Nico Rosberg, da Williams, que assumiu o primeiro posto, seguido por Trulli.
Fernando Alonso, aproveitando-se muito bem do Kers em seu Renault, subiu do nono para o terceiro posto, seguido por Button, Rubens Barrichello, Kimi Raikkonen, Mark Webber e Timo Glock. Mas, com um carro mais pesado, o espanhol da Renault foi gradativamente perdendo posições. Quando começaram as trocas de pneus, ele ocupava o sétimo lugar – e nesse instante a chuva começava a dar as caras.
Rosberg, Webber Trulli foram os primeiros dentre os ponteiros a parar, respectivamente nas voltas 15, 16 e 17. Como a chuva ainda era apenas uma forte ameaça, eles voltaram com pneus slick. Raikkonen entrou na 18 e arriscou colocar pneus de chuva forte, mas se deu mal, pois a chuva não aumentou nas voltas seguintes.
Button parou na volta 19, Barrichello na 20. Os dois pilotos da Brawn voltaram com slicks. O inglês conseguiu, nesse meio tempo, andar rápido o suficiente para, ao voltar da sua parada, retomar o primeiro lugar.
A chuva ficou mais forte a partir da volta 22, obrigando todos os pilotos a entrarem nos boxes. As voltas seguintes foram de muitas alternâncias nas posições – em alguns momentos, pilotos com pneus intermediários levavam vantagem, em outros, quem se dava melhor era quem tinha pneus de chuva forte.
Na volta 31, no entanto, uma tempestade se abateu sobre o circuito. A direção de prova colocou o Safety Car na pista. Mas, com vários carros acquaplanando ainda assim, foi obrigada a interromper a prova na volta 33.
Depois de muita espera, a direção de prova chegou a esboçar um procedimento para a relargada, mas a falta de luz natural, que comprometeria a segurança dos pilotos, acabou fazendo com que a prova fosse interrompida.
Como não foram completados mais de três quartos da prova, os pontos no campeonato são computados pela metade.
Button venceu, com Heidfeld em segundo e Glock em terceiro. Trulli foi o quarto, Barrichello ficou em quinto, Webber em sexto, Hamilton em sétimo e Rosberg em oitavo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TsT Informa: Não serão aceitos cometários ofensivos ou de divulgação. Caso ocorra os mesmos será excluído.