sábado, 25 de abril de 2009

Ford: 90 anos de Brasil


A Ford comemora nesta sexta-feira, 24 de abril, 90 anos de atividades no Brasil. A história da montadora norte-americana no país começou no ano de 1919. Em um pequeno depósito na Rua Florêncio de Abreu, no centro da cidade de São Paulo (SP), apenas doze funcionários trabalhavam na linha de montagem do modelo T, um dos maiores ícones da indústria automobilística mundial. Em 1921, a empresa se mudou para um prédio erguido na Rua Sólon, também na capital paulista. Dois anos depois, a filial brasileira já possuía 124 funcionários, que produziam 40 veículos por dia. O bem-sucedido T daria lugar ao modelo A apenas em 1927, mas as boas vendas da Ford continuaram inalteradas. Mesmo assim, a Ford só ergueria uma nova fábrica em 1953. Das instalações no bairro do Ipiranga, em São Paulo, saíram automóveis, utilitários e caminhões.


Em 1967, o suntuoso Galaxie 500 passou a ser feito no país. Mais tarde, os luxuosos LTD e Landau e o muscle-car Maverick também ganharam cidadania brasileira. Antes disso, em 1969, a Ford introduziu o Corcel, cuja segunda geração se tornou o maior sucesso da história da montadora no Brasil até hoje. A década de 1980 marcou uma era de transformações para a Ford. A chegada do Del Rey, em 1981, foi o primeiro capítulo de uma época de mudanças na empresa. No ano seguinte, o lançamento do Escort causou frisson, mas o modelo ganharia fama ainda maior em 1985, com a chegada do XR3. Disponível nas versões hatchback e conversível, o esportivo de linhas atraentes ficaria marcado como sonho de consumo de uma geração. No mesmo ano, uma aliança com a Volkswagen deu origem à Autolatina. O acordo, que parecia promissor, resultou no compartilhamento de peças – inclusive motores – e no desenvolvimento de produtos em conjunto. Na Ford, o sedã Versailles – projetado na base do VW Santana – foi um dos símbolos da parceria, que seria encerrada em 1995. Ainda tentando se recuperar do fim da Autolatina, a Ford aproveitou o ano de 1996 para lançar o Fiesta. O hatch de projeto moderno era vendido com motores 1.0, 1.3 e 1.4 e tentou dar fôlego novo à Ford, sem muito sucesso. Mas uma das maiores revoluções em termos de design chegaria em 1997, com o Ka. Precursor do estilo New Edge, o carro dividiu opiniões com suas desenho controverso. As mesmas linhas arrojadas seriam adotadas no Focus, que apareceu em 2000 para substituir o Escort. Em 2001, a Ford inaugurou uma nova fábrica na cidade de Camaçari, na Bahia. No ano seguinte, começava a produção do novo Fiesta, completamente diferente de seu antecessor. Em 2003, o hatch deu origem ao utiliário esportivo EcoSport, que logo se tornou um sucesso de vendas. Em 2006, o acordo comercial firmado com o México motivou a Ford a importar o sedã Fusion, que com seu desenho imponente virou um dos objetos de desejo do brasileiro. Dois anos depois, o mercado viu a chegada de um novo Ka, mais espaçoso e projetado exclusivamente para o Brasil. O lançamento mais recente da marca no país foi realizado em setembro de 2008. Em sua terceira geração, o Focus tornou a ficar em sintonia com o mercado europeu, ainda que a falta de uma versão Flex tenha freado suas vendas. Atualmente, a Ford é a quarta maior montadora do país, com quase 10% de participação de mercado nos emplacamentos de veículos de passeio zero-quilômetro.

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