sexta-feira, 20 de março de 2009

VW exibe Tiguan movido a hidrogênio







A Volkswagen promoveu nesta quinta-feira, 19 de março, um breve test-drive com o Tiguan HYMotion, protótipo apresentado na Ecogerma 2009.
O modelo, desenvolvido pela matriz da montadora em Wolfsburg, usa a tecnologia de células a combustível para se movimentar. O carro é impulsionado por 420 células, sendo que cada uma delas geram uma reação que combina hidrogênio e oxigênio. O processo de oxidação libera energia, que é prontamente convertida em energia elétrica. A seguir, a eletricidade é transmitida por meio de um conversor e um inversor estático para um ou mais motores elétricos. Assim, o carro se movimenta sem emitir poluentes, apenas vapor d’água.
O tanque de hidrogênio fica alojado abaixo do banco traseiro, dentro do porta-malas. Por enquanto, a marca construiu dois postos de hidrogênio, localizados na Alemanha e nos Estados Unidos. Nestes locais, o processo de reabastecimento leva aproximadamente dois minutos. Por dentro, o Tiguan HYMotion é idêntico ao modelo que deve chegar ao Brasil no final de abril. A única ressalva vai para a tela instalada no console central, que exibem gráficos e informações sobre o desempenho do carro.
Segundo a Volkswagen, a tecnologia ainda precisa ser aprimorada e os primeiros veículos produzidos em série não devem sair da linha de montagem antes de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TsT Informa: Não serão aceitos cometários ofensivos ou de divulgação. Caso ocorra os mesmos será excluído.