O segundo fruto da Autolatina, a associação entre Ford e Volkswagen que teve início em 1986, foi lançado em meados de 1990. Primeiro foi o VW Apollo, versão do Ford Verona. Depois veio o Versailles, que chegou para compensar a lacuna deixada pelo Del Rey no topo da linha Ford. Seu DNA era o mesmo do mais nobre dos VW nacionais, o Santana.Parecida com a do Ford Taurus americano e a do Scorpio e do Sierra europeus, sua frente não tinha grade. As colunas traseiras apresentavam desenho mais reto que no Santana e eram pintadas de preto na versão Ghia. Entre as lanternas desta, uma faixa refl exiva dava continuidade às lanternas logo acima da placa. O recorte da traseira era mais reto que no VW. O painel também tinha estilo próprio, que lembrava tanto o do Del Rey quanto o do Escort. A mecânica, no entanto, era a mesma do VW.A versão GL, de entrada, era equipada com motor 1.8. Já a topo-de-linha Ghia, além de ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e retrovisores elétricos, vinha de série com motor 2.0. A injeção eletrônica era opcional, assim como o câmbio automático. Mas a paridade técnica com o Santana não impediu que o Ghia se tornasse o nacional mais veloz testado por QUATRO RODAS na edição de julho de 1991. A 174,3 km/h, deixou para trás até o celebrado Gol GTi.No primeiro comparativo, na edição seguinte, enfrentou Santana GLS 2000i e Chevrolet Monza Classic SE MPFI. Os elogios iam para as retomadas e, em especial, para a estabilidade proporcionada pelos amortecedores pressurizados nos dois carros da Autolatina. Na edição de fevereiro de 1992 era apresentada a aguardada versão Ghia de quatro portas, que trazia ABS opcional a tiracolo.Sem injeção eletrônica, com catalisador, 105 cv e 1300 kg, ele não passou dos 170,8 km/h. Os freios com ABS foram outro ponto positivo.Não demorou para a linha Versailles ganhar uma perua, a Royale. A exemplo da antiga Belina, 695 litros de capacidade de carga eram comuns às duas. Mas foi a versão sedã de quatro portas que bateu a do Santana em um comparativo de modelosFord e VW em junho de 1992. O fi el da balança foi o menor preço das peças de reposição.Não foi essa, porém, a razão que levou o engenheiro catarinense Mário Trichês Júnior a adquirir o Versailles Ghia 1993 das fotos. “É a safra de que mais gosto”, diz. “Ela mantém o desenho original, mas já apresenta melhorias como os pára-choques pintados.” A injeção eletrônica também deixava de ser exclusiva do Ghia. Mesmo sendo fã do modelo, Trichês não faz vista grossa. “A partir de 1994, elepassou a compartilhar os bancos com o Escort, o que foi um grande retrocesso”, afi rma.O engenheiro possui também um exemplar 1996 e pretende adquirir um 1994. “Foi o ano em que o carro ganhou a opção do teto solar”, diz. A chegada do Versailles 1995, com frente, rodas e lanternas novas, coincidiu com a ofi cialização do fi m da Autolatina. Mas no ano seguinte o modelo saiu de catálogo. “Mecânicos mais experientes dizem até hoje que o Versailles é melhor que o Santana”, afi rma Trichês. A julgar pela mecânica que o carro usava, não deixa de ser um elogio para a VW.
fonte:Quatro Rodas
e´claro que o verssales e´melhor que o santana tenho um e nao afino p/nenhum satana turbo tanto e´ que dei um toco num ontem falo...
ResponderExcluirse tiver santana brabo ai liga nois toda hora eu ponho meu e aposto o documento como eu disse no outro recado ass; muskito...
ResponderExcluirSou fã tanto do santana como do versailles mais dizer que um é melhor que outro tem que ter muita pericia no assunto...
ResponderExcluiratualmente tenho um versailles 94/95 gl só vou troca-lo por um santana por falta de opcionais do versailles o meu é muito basico.....
Acabei de adquirir um versailles gl 2.0 92, o carro e show tu pisa ele responde hehehe........
ResponderExcluirAdiquiri um versailles gl 2.0 92,por uma pechinxa, amei o carro apesar de ser o meu primeiro carro! Estou reformando pois ele está bem usado mas o motor está uma beleza. se alquem me indicar uma loja de pessas para ele ficarei grato. meu imaial:vagner_triplox@hotmail.com
ResponderExcluiradiquiri o versailles em 2007 e ate hoje eu ñ troquei, eu amo esse carro demais porque ele bebe muito pouco e isso e muito bom pra mim ele faz 13, 14 km por litro na estrada, e na cidade faz uns 10 11.ele é um modelo gl, 1.8 i ano 1996
ResponderExcluirfalow...
EU ACHEI LEGAL ESTE ESPAÇO POIS AQUI POSSO RELATAR MINHA SATISFAÇÃO EM POSSUIR UM VERSAILLES,CARRO CONFORTAVEL,BARATO,MUITO CONFOTAVEL E BONITO,COR OURO,4 PORTAS LINDO PAINEL,DIREÇÃO MENOS AR,1993/94 GL 2.0 ALCOOL,
ResponderExcluir10 KL LITRO.A 120 HRA.GOSTARIA MUITO DE RECEBER COMENTÁRIOS.
gostei pois tenho um versalão com motor 4.1 a gasolina claro q o motor e turbinado,aspirado,com interculler e tambem é nitrado gastei uma nota no carro mas vale apena pois é um ótimo carro pois aguanta o tranco quando eu vou dar uma voltino ele tem 25 kl litro.a245 hra
ResponderExcluirHoje tenho um 95 gli 2.0 alcool completo+teto vinho e uma maquina,viajo muito e ele sempre aguentou o tranco nao afino pra ninguem confio no motorzao.
ResponderExcluirTem na net vários sites de peças do versailles, lembrando que 90% das peças são as mesmas do santana, peças de acabamentos são mais dificeis de achar mas no Mercado livre e net é só garimpar!
ResponderExcluirwww.jocar.com.br
www.nafil.com.br
www.mercadolivre.com.br
Tenho um versa 93GL 2.0 álcool e não tenho o que reclamar não!
Comprei um a dois mêses, e até agora o carro não me deixou na mão em momento algum, muito pelo contrário ele é muito forte de motor.
ResponderExcluirO meu é um GL 2.0 gasolina 91/92.
Tenho um versalão GL 1.8 I, 1995, GNV e Gasolina, 4 portas, cinza, maravilhoso !
ResponderExcluiro carro é muito bom , já peguei a estrada
e ele não me deixo na mão, confortavel , bonito, ao mesmo tempo ele é luxuoso e sport
Ele da um pau em qualquer santana por ser a mesmo motor e mais confortavel, se a autolatina tivesse viva, o versailles tava ai dando dor de cabeça pra volkswagen .
ola galera tenho um verssailles 94/95 com teto solar,direçao com regulagem de altura fora os outros itens de serie o carro realmente e show adoro ele
ResponderExcluirO meu,modéstia a parte, é o mais novo de BH. 1992 Guia prata 4 portas turbo e intercooler. Nada de baranguices, aparencia, rodas originais, só um pouquinho rebaixado. Acertado na Forbox
ResponderExcluirTENHO UM VERSAILLES GL 2.0I 1995 CINZA AZULADO UM GRANDE MOTOR NUNCA MIN DEICHOU NA MAO JA FIZ VARIOS CARROS COMER POEIRA
ResponderExcluir