quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Ford Taurus SHO


Uma década depois de sua aposentadoria, o sedã esportivo volta para delírio de seus fãs

Quando chegou ao Brasil, em 1994, o Taurus foi o segundo modelo importado pela Ford dos Estados Unidos (o primeiro foi o utilitário esportivo Explorer). Durante sua estadia por aqui, o sedã foi um carro sisudo demais para os padrões brasileiros.

Talvez seja por isso que a subsidiária brasileira jamais trouxe oficialmente a versão esportiva SHO, querida pelos norte-americanos até 1999, quando deixou de existir. No Salão de Chicago, a Ford aproveita para reviver a sigla que conquistou muitos fãs nos Estados Unidos.

Como em todo modelo esportivo, o grande destaque do Taurus está sob o capô. Um motor 3.5 com dois turbocompressores e seis cilindros em "V" é o responsável por impulsionar o sedã. O resultado do conjunto é uma potência de 365 cv. Apesar de não ter divulgado os números de aceleração e velocidade máxima, a Ford promete um "desempenho de V8 com a economia de um V6".

Por fora, o design Kinetic exerce forte influência em suas linhas. Os faróis afilados e a entrada de ar na parte inferior do para-choque remetem a modelos europeus da marca, como o Fiesta e o Mondeo. Em relação à versão "convencional", o SHO recebeu máscaras negras nos faróis e grade pintada na cor cinza. Na lateral, as rodas de 19 polegadas se destacam, enquanto que a traseira conta com um aerofólio na tampa do porta-malas.

Por dentro, os bancos de couro nas cores preto e caramelo formam uma bela combinação e são ecologicamente corretos, já que sua confecção usa materiais recicláveis. O console central e os painéis de porta também receberam um toque de esportividade com os apliques em alumínio.

Entre os itens de série, o Taurus SHO aproveita tecnologias presentes em outros modelos da Ford e até da Volvo. É o caso do BLIS, sistema que alerta o condutor sobre a presença de veículos nos pontos-cegos do carro, e do Adaptative Cruise Control, que preserva uma distância pré-estabelecida para o automóvel à frente.

Com uma transmissão seqüencial de seis velocidades e suspensão recalibrada para fornecer respostas mais rápidas, a versão mais nervosa do Taurus poderá ser comprada pelos norte-americanos até o primeiro semestre de 2009. Segundo a Ford, o sedã será vendido por um preço inicial de 37.995 dólares, ou aproximadamente 87 mil reais.

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