A Lamborghini é um fabricante de automóveis esportivos de luxo e de alto desempenho para competir com a Ferrari com sede no município italiano de Sant´Agata Bolognese, nas imediações deBolonha. A companhia foi fundada em 1963 por Ferrucio Lamborghini (1916-1996) como uma filial da sua bem-sucedida fábrica de tratores Lamborghini Trattori S.p.A..
Ferruccio decidiu instalar-se em Sant’Agata de Bolonha e contratou uma série de engenheiros renomados para construir os seus carros, como foi o caso de Bizzarrini, Dallara e Stanzani.
Em 1964 foi produzido o primeiro carro Lamborghini, o modelo 350GT, que combinava um chassi desenhado por Dallara com um motor V12 concebido por Bizzarrini. O carro fez bastante sucesso e foi produzido até 1968, depois de ter sido renovado em 1966.
Ainda em 1966 foi lançado o mítico Lamborghini Miura, desenhado por Bertone e dotado também de um potente motor V12. Também este modelo foi um tremendo sucesso de vendas, sendo produzido até 1973.
Entretanto, em 1968 tinha sido apresentado o Lamborghini Islero, destinado a substituir o 400 GT, que havia surgido como desenvolvimento do 350GT. Também em 1968 apareceu o Lamborghini Espada, o primeiro carro da marca com capacidade para quatro pessoas. Dois anos depois o Islero foi substituído pelo Lamborghini Jarama.
Em 1972 o Lamborghini Urraco permitiu à marca italiana entrar no segmento dos pequenos super-carros. Ainda nesse ano a Lamborghini vendeu 51 por cento das suas acções a um empresário suíço, com os restantes 49 por cento a serem entregues a outro suíço em 1974.
Pelo meio, em 1973 o Miura foi substituído por um outro modelo que também fez história no mundo dos carros de características desportivas, o Lamborghini Countach. Este carro tinha um design extremamente angular e aerodinâmico e estava dotado de um potente motor traseiro de 4000 cc e 12 cilindros em V. O carro foi produzido com estas características até 1988, ano em que o motor passou a ter uma cilindrada de 5000cc. No entanto, a empresa estava há muito em dificuldades financeiras e em 1981 tinha sido vendida aos irmãos Mimram, que revitalizaram a marca.
Nesse sentido, no ano de 1981 surgiu o Lamborghini Jalpa, que teve por base o Urraco, e em 1982 o Lamborghini LM002, uma novidade na marca, já que se tratava de um veículo de ALLROAD. Este jipe estava dotado de um motor Countach.
Em 1987, a marca norte-americana Crysler comprou a Lamborghini e, além do substituto do Countach, começou a preparar um motor para equipar carros de Formula 1. A estréia nesta competição automobilística ocorreu em 1989, mas nunca teve sucesso.
Já o substituto do Countach, o Diablo, foi apresentado em 1990 e obteve grande sucesso, mantendo-se em produção para além do ano 2000. Nessa altura, a Lamborghini já tinha passado para as mãos do grupo alemão Volkswagen, o que aconteceu em1998, tendo ficado associada à marca Audi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
TsT Informa: Não serão aceitos cometários ofensivos ou de divulgação. Caso ocorra os mesmos será excluído.