quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Golf Gti Tuning


Foi lançado no mercado europeu em 1974 e no mercado brasileiro em 1995.
O Golf é, atualmente, o carro de maior sucesso e vendas na história da Volkswagen, superando até o mítico Volkswagen Fusca/Volkswagen Carocha, carro que substituiu na Europa a partir da década de 70. O Golf passou por várias reestilizações e, na Europa, está em sua sexta geração actualmente.
O nome Golf é alusivo ao desporto, como o carro, que sugere não somente a desportividade, mas também o requinte.
Após o sucesso inicial do Golf no mercado europeu, veio a segunda geração na década de 80. Dotada de injecção electrónica Bosh K-Jetronic (CIS), não demorou até aparecer o primeiro GTI. Com motor 1.8 16v, o carro desenvolvia 139 cv na versão europeia e 129 no mercado norte-americano.
A terceira geração foi lançada em 1991. No Brasil foram comercializados os modelos GLX (2.0) e GL, além do GTI (2.0 também) e o VR6 2.8. O GTI 2.0 16v não foi vendido no país. Na Europa, para além dos motores diesel, era possível encontrar também um motor 1.4, um 1.6 GT com cerca de 100 cv e um 1.8 GTI.
O Golf sofreu mais uma metamorfose chegando a sua quarta geração em 1998. No mercado brasileiro ainda permanece disponível com motores 1.6, 2.0 e 1.8 turbo de 20 válvulas (193 cv), este para o GTI.
Na Europa, já está em produção a quinta geração, lançada ao fim de 2003. Conta com inovações como injecção directa de combustível, designada por FSI . Essa nova geração não tem previsão para chegar ao Brasil. Em Portugal já são comercializados com esta tecnologia o 1.4 GT de 170 cv e o 1.4 de 140 cv.
A Volkswagen também tem a versao 3.2 aspirada do Golf, o conhecido R32, comercializado apenas na Europa e Estados Unidos, o carro conta com 240 cv e motor de 3.2 litros de 6 cilindros, tracao 4x4 integral(a mesma tracao Quattro utilizada pela Audi).
O Jetta, modelo derivado do Golf I, foi designado na geração seguinte deVento é depois designado de Bora (na Europa), que era a sua nomenclatura original. É no fundo um Golf de três volumes, isto é, distingue-se claramente a frente, o habitáculo e a mala. Neste modelo a estética frontal e traseira são distintas, mas a tecnologia é a mesma.
A Volkswagen apresentou na China o Golf geração IV re-estilizado. Com o nome de Bora HS, o modelo ganhou vincos no capô, que passam pela grade dianteira, pára-choque e entrada de ar, formando o V que se tornou uma identidade mundial da marca. Na traseira, as lanternas ganharam elementos circulares e o pára-choque foi redesenhado.
No Brasil a re-estilização apresentada em 2007 seguiu estilo próprio, diferente do alemão e do chinês. Com 193 cv, o GTI é hoje o carro mais potente fabricado e vendido no Brasil. A VW lançou recentemente um modelo desportivo de série limitada, derivado do GTI, que é o Golf GTI 30 Edition. Este tem 230 cv e algumas alterações estéticas em relação ao mítico GTI.
Os motores diesel volkswagen, que sempre foram conhecidos e apreciados por serem robustos e económicos, apareceram logo com a primeira versão do golf, primeiro com 1500cc de capacidade e 50cv e mais tarde com 1600cc e 54cv, tendo este ultimo uma versão turbo com 70cv, o primeiro gtd, com muitas semelhanças ao já existente gti. Este motor 1600cc passou para a geração seguinte mk2 sem mudanças significativas, tendo sido apenas acrescentada uma versão gtd com maior pressão no turbo que produzia cerca de 82cv. Mais tarde com a geração mk3 os 1600cc foram abandonados e instalados motores 1900cc mais modernos e potentes, muito semelhantes aos 1900cc tdi que são instalados hoje em dia na geração mk5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TsT Informa: Não serão aceitos cometários ofensivos ou de divulgação. Caso ocorra os mesmos será excluído.